1.1. QUANTO À SUA NATUREZA ESPACIO-TEMPORAL

Quanto à sua natureza espacio-temporal, estes podem ser classificados como “Estáticos” ou como “Dinâmicos”. Nos “Estáticos” destacamos como principais exemplos a imagem, o texto e o gráfico e nos “Dinâmicos destacamos como principais exemplos o áudio, o vídeo e a animação.


1.1.1. Estáticos

Os tipos de media com esta classificação agrupam elementos de informação independentes do tempo, alterando apenas a sua dimensão no espaço, nomeadamente a imagem e o texto.

1.1.1.1. Imagem

As imagens estão para as aplicações multimédia como as fotografias e os desenhos estão para as revistas, os jornais e os livros. As imagens podem ser consideradas do tipo bitmap quando são utilizadas em aplicações multimédia num sistema informático. Estas podem ser obtidas por captura, através da utilização de um scanner ou de uma câmara digital, ou, ainda, serem gerados no computador através da utilização de programas adequados.

Imagem Vectorial


Uma imagem vectorial é uma imagem digital formada por objectos geométricos independentes (segmentos, polígonos, arcos, etc.), cada um definido por diferentes atributos matemáticos de forma, posição, cor, etc. Por exemplo, um círculo vermelho será definido pela posição do seu centro, raio, espessura de linha e cor. Este formato de imagem é completamente diferente do formato de imagens de bitmap, que são formadas por pixéis. O principal interesse dos gráficos vectoriais é ampliar o tamanho de uma imagem sem sofrer o efeito de escala como nas imagens bitmap. Também permitem mover, esticar e torcer imagens com uma grande facilidade. O seu uso está muito divulgado nas imagens 3D, quer nas estáticas quer nas dinâmicas.


Pássaro no formato de imagem vectorial. Pode-se comprovar que falta realismo fotográfico na imagem em comparação com o seu equivalente em formato bitmap.

Imagem Bitmap

As imagens bitmaps (mapa de bits) são imagens que contêm a descrição de cada pixel, em oposição aos gráficos vectoriais. O tratamento de imagens deste tipo requer ferramentas especializadas, geralmente utilizadas em fotografia, pois envolvem cálculos muito complexos, como interpolação, álgebra matricial, etc. Um bitmap pode ser preto-e-branco ou colorido. Há um padrão chamado RGB, do inglês Red, Green, Blue, que utiliza três números inteiros para representar cada uma das cores primárias: vermelho, verde e azul.
A cada ponto da imagem exibida na tela ou papel corresponde um pixel, de forma que a maioria das imagens requer um número muito grande de pixéis para ser representada completamente. Por exemplo, uma imagem comum de 800x600 pixéis necessita de 3 bytes para representar cada pixel (um para cada cor primária RGB) e mais 54 bytes de cabeçalho. Isso totaliza 1.440.054 bytes. Embora a representação de imagens na memória RAM seja feita geralmente em bitmaps, quando se fala num grande número de imagens armazenadas em discos magnéticos e transmissão de dados via redes surge a necessidade de compressão desses arquivos, para reduzir o espaço ocupado e o tempo de transmissão. A compactação de dados pode ser com perda ou sem perda.

1.1.1.2. Texto

O texto constitui a forma mais utilizada de divulgar informação em diversos meios e formatos. O texto em formato digital pode ser criado através de editores de texto, como por exemplo, o Bloco de Notas do Windows®, dando origem a conteúdos não formatados denominados plain text. De outra forma, pode ser criado através de processadores de texto, como por exemplo, o Microsoft® Word, dando origem a conteúdos formatados denominados rich text.

Microsoft® Word:



Bloco de Notas do Windows®:



1.1.1.3. Gráficos

Os gráficos também designados por desenhos vectoriais surgem nas aplicações ou documentos multimédia e podem ser comparados respectivamente com os desenhos ou esquemas que surgem em documentos convencionais tais como as revistas, os jornais e os livros. Ex: O gráfico que demonstra o número de visitantes por mês, numa página web.


1.1.1. Dinâmicos


Os tipos de media com esta classificação agrupam elementos de informação dependentes do tempo, nomeadamente o áudio, o vídeo e a animação. Nestes casos, uma alteração, no tempo, da ordem de apresentação dos conteúdos conduz a alterações na informação associada ao respectivo tido de media dinâmico.
1.1.1.1. Áudio


O áudio corresponde à reprodução electrónica do som nos formatos analógico ou digital. O formato analógico corresponde ao áudio gravado nas cassetes ou discos de vinil. O digital corresponde a um formato compatível com o processamento realizado pelos computadores. O formato digital pode ser obtido por digitalização a partir de fontes sonoras, resultando em ficheiros que, mesmo compactados, ocupam um espaço considerável e apresentam perdas de qualidade do sinal capturado. Esta digitalização é obtida através da conversão do sinal analógico em digital. Este formato pode também, ser obtido directamente, utilizando um sintetizador MIDI da placa de som. Desta forma, os ficheiros apenas guardam a informação do áudio a ser reproduzido, resultando ficheiros mais pequenos e de qualidade superior. O MIDI (Musical Instrument Digital Interface) é um padrão internacional, que define as notas produzidas por diferentes sintetizadores de forma que estas sejam iguais às dos respectivos instrumentos musicais. Permite também a ligação ao computador de diversos equipamentos musicais concebidos para o efeito.

Exemplo:



1.1.1.2. Vídeo

O vídeo corresponde ao movimento sequencial de um conjunto de imagens, também conhecidas por fotogramas ou frames. O número de frames apresentadas por segundo designa-se por frame rate. Tal como no áudio, também o vídeo pode ser representado no formato analógico ou digital. O formato analógico corresponde, por exemplo, ao vídeo criado por uma câmara de vídeo analógica ou ao sinal da emissão de um canal de televisão analógico. Por outro lado, o formato digital corresponde, por exemplo, ao vídeo criado por uma câmara de vídeo digital ou ao sinal da emissão de um canal de televisão digital.

Exemplo:


1.1.1.3. Animação

A animação corresponde ao movimento sequencial de um conjunto de gráficos, no formato digital, que vão sofrendo alterações ao longo do tempo. Actualmente, a animação é maioritariamente produzida no computador, através de software específico.

Exemplo:

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